"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido."


terça-feira, 15 de março de 2011

Dia do Consumidor


O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi inicialmente comemorado em 15 de março de 983. Em 1985 a Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os Direitos do Consumidor assim enunciados como Diretrizes das Nações Unidas conferindo-lhes legitimidade e reconhecimento internacional.


Você sabe quais são os seus direitos como consumidor?

Para estar sempre antenada nos seus direitos acessem o Portal do IDEC - Instituto Brasileiro de Defensa do Consumidor.

Encontrei um texto muito bacana sobre sobre Tendências de Consumo, publicado por: Angélica Montana Martinez, aluna do Núcleo de Varejo da ESPM.

Tendências de Consumo

As TENDÊNCIAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E SEU CONSUMO foram apresentados pela CEO do IBOPE Inteligência, Márcia Cavallari Nunes, em palestra na passada sexta-feira.

Com diminuição no ritmo do crescimento na população brasileira; aumento das mulheres na distribuição para 51,3%; população ficando mais velha; aumento na media de anos de estudo para 6,8; taxa de ocupação crescente para 91,8%; tendência de queda na desigualdade social; economia crescente a pesar das crises interna e externa; mudanças na estrutura familiar e principalmente o momento de “Janela Demográfica” (pessoas com idade potencialmente ativa) que o pais atravessa; as empresas se enfrentam a grandes desafios para acompanhar as mudanças da população.

As novas necessidades a atender, surgem do lado emocional, dando maior atenção ao prazer, qualidade de vida, saúde, estética, responsabilidade social e ecológica, liberdade, poder e espiritualidade das pessoas.

No varejo tradicional, as ações para satisfazer as novas tendências deverão se focar em:

• Humanização do canal
• Inclusão de novas mídias eletrônicas

• Uso de estímulos sensoriais e interativos
• Valorização da experiência de compra
• Aumento do e-commerce e do Marketing eletrônico
• Loja virtual – Loja demonstração
• Inovação
• E-mail marketing com ofertas personalizadas.

O novo consumidor incorporará a sustentabilidade na sua vida, exercendo pressão às empresas neste aspecto; terá acesso a grande quantidade de informação; se enfrentará a revolução tecnológica e digital, à crise ambiental; e fará parte de uma sociedade mais crítica, participativa e melhor informada.

Fonte: http://varejo.espm.br/

[ ]s
Eliana Guedes

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