"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido."


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Paciência... Paciência... Paciência...


Ás vezes tento disfarçar, tento colorir a vida, o dia, o momento. Busco não demostrar o medo e o frio que sinto. Tem dias que por mais que tento não posso ocultar. É mais forte, me domina. Além da indisposição fisíca e das moléstias da radioterapia, sinto uma dor que não tem remédio, não se cura com medicina. Uma dor no peito, um sufoco, uma agonia. Poderia dizer que é a parte amarga de viver ou o preço para continuar disfrutando a vida. Não sou do tipo negativa, não penso que a vida ou as coisas estão contra mim, tão pouco sou do tipo de pessoa encharcada de otimismo. Procuro as respostas de minhas mil e uma dúvidas, busco ser sempre feliz com o que sou e com o que tenho. O que não entendo é porque tenho que viver com tanto sofrimento e por tantos momentos torturantes, embora tenha cura e acreditar que estou na reta final, estou consciente que vai me restar muitas consequências. Digo uma coisa e que fique bem claro que não é egoismo, durante meus 31 anos não vi nada nem ninguém passar por tanto sofrimento como estou vivendo. Por quê?

Em alguns momentos tenho vergonha de mim mesma. Minha família, meus amigos e meus conhecidos falam sempre que sou forte, que sou um exemplo de superação. É uma responsabilidade e tanto. E sinto que não sou exemplo e muito menos forte. Confesso que quando terminei a quimioterapia passei por momentos alegres, estava satisfeita com os resultados e pouco a pouco me retornava a força, os sonhos e a alegria. Quando começei a radioterapia e vieram com elas os efeitos me voltaram as dúvidas. Sempre penso no que está por vim? O que vai ser amanhã? Estou sempre pendente...

Me faltam 8 sessões de radioterapia e cada dia é uma coisinha a mais. Um efeito. Uma consequência. E por mais que penso que nada será pior do que tudo o que passei ainda penso que o amanhã é um incógnito. Quando se fala de tratamento para o câncer nada é simples, se pode esperar muitas coisas. Os efeitos variam de paciente para paciente, independente de qualquer coisa, eles existem. Não há quimioterapia menos agressiva. Não há radioterapia que não tenha efeito colaterais. Que seja de imediato ou a longo prazo as consequências sempre existirão. É o veneno que cura. E como qualquer outro veneno sempre tem seu potencial para o bem e para o mal.

Continuo necessitada de força, de orações, de momentos que levam adiante, de gente, de família, de amigos. Embora já tenha muitos, preciso diáriamente de motivos para viver, razões para continuar lutando e manter meus sonhos e objetivos vivos.

Hoje vou explicar uma coisa, que sempre comentei com meus amigos. Vocês lembram do que eu dizia quando comia algo que tinha vontade? Vocês recordam de como eu dizia que era feliz com um simples pão na chapa e uma xícara de café com leite? Pois é... penso nisso agora. Por causa da radioterapia tenho uma alimentação bem restrita. Nada de sucos, refrescos ou refrigerantes. A única coisa que tomo é água morna. Água morna? sim.... água morna. Comida deve ser sempre a mais simples possível e de preferência que seja liquída ou triturada. Vou explicar porque, a radioterapia é no pescoço e parte da cabeça, onde os médicos detectaram as células geneticamente modificadas. A radioterapia nesta região causa a falta de saliva, de paladar, sufocos, dificuldades de ingerir alimentos. Sei que todo sofrimento é necessário e por está razão mesmo com tantas ganas de sair correndo tento manter a paciência.

Por enquanto vou exercitando a paciência, aprendendo a me suportar, a suportar as dores deste mundo e cantando com Jota Quest:

E eu vou esquecer de tudo
As dores do mundo
Não quero saber quem fui mas
sim quem sou
E eu vou esquecer de tudo
As dores do mundo
Só quero
saber do seu do nosso amor

[ ]s
Eliana Guedes

Um comentário:

  1. Minha amiga!! Se vc não se acha forte trate de abrir os olhos e prestar atenção no tamanho da força que vc tem!! Vc é uma guerreira SIM!!


    To de volta, to com vc desde sempre e to aki pro que der e vier!


    TE AMO minha amiga!!!!! FORÇA!!!!


    (L)

    ResponderExcluir