"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido."


terça-feira, 2 de março de 2010

Nada pertence mais a nós do que nossos próprios sonhos!


Sonhar não custa nada
O meu sonho é tão real
Mergulhei nessa magia
Era tudo que eu queria
Para esse carnaval
Deixe a sua mente vagar
Não custa nada sonhar
Viajar nos braços do infinito
Onde tudo é mais bonito
Nesse mundo de ilusão
Transformar o sonho em realidade
E sonhar com a mocidade
E sonhar com o pé no chão

Samba Enredo da Mocidade Independente (1992)

Sempre digo e repito "é preciso sonhar". Quando falo de sonhos, não me refiro àquele estado de inconsciência que temos durante o sono, refiro-me à fantasia, à imaginação, à criatividade, ao que idealizamos. Sou movida pelos sonhos, eles me fazem despertar cada manhã, me fazem sorrir, me incentivam correr atrás para realizá-los. Se não fossem eles não teria suficientes razões para ser feliz, não teria sentindo trabalhar, estudar e lutar pela vida. Quantos sonhos tenho, quantos deles já realizei e quantos ainda estão por vim. Fernando Pessoa dizia em seu poema O Infante "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce..." Nada é tão nosso como nossos sonhos, se nos deixamos perder estamos abandonando algo muito importante que nos pertence: a capacidade de fazer realidade nossos desejos mais intimos.

No livro Nunca desista dos seus sonhos de Augusto Cury diz: "A juventude mundial está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos. Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, renovam as forças do ansioso, animam os deprimidos, transformam os inseguros em seres humanos de raro valor. Os sonhos fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades." As pessoas estão tão envolvidas em ser e fazer conforme o que dita a sociedade globalizada que perdem a sensibilidade de perceber a poderosa força dos sonhos. Talvez não tenham consciência de que é preciso pensar na essência da existência, ao mesmo tempo em que pensam como solucionar as questões cotidianas. É preciso sonhar! É necessário dar asa a imaginação.

Quer um motivo para sonhar?
Etimologicamente a palavra Sonho, do verbo Sonhar [Do lat. pace.] S. f. - Paz: Ausência de lutas, violências ou perturbações sociais; tranqüilidade pública; concórdia, harmonia. Ausência de conflitos entre pessoas; bom entendimento; Ausência de conflitos íntimos; tranqüilidade de alma; sossego. Situação de um país que não está em guerra com outro; Restabelecimento de relações amigáveis entre países beligerantes; cessação de hostilidades; Tratado de paz. Ausência de agitação ou ruído; repouso, silêncio, sossego. Creio que é o suficiente para te convencer de que vale a pena sonhar!

Somos capazes de materializar e executar nossos sonhos, de fazer realidade o que determinamos ser o grande empreendimento das nossas vidas. Sonhar é uma arte, é uma competência inerente a todo ser humano.

[ ]s
Eliana Guedes

Um comentário: