"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido."


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Momento do Perdão!

O que significa a palavra "Perdão"?

Perdão - Remissão de uma culpa, dívida ou pena. Indulgência. Desculpa.

Perdoar - do lat. med. perdonare significa “desculpar”, “absolver”, “evitar”. É o estado de ânimo, em que se encontra alguém, agravado por outrem, seu agressor, e sente-se desagravado.

Quem em toda a vida não tem a quem perdoar?
Quem em toda a vida não tem a quem ser perdoado?
Perdoar e ser perdoado, qual é o mais difícil?

Na verdade eu gostaria de ser como Mahatma Ghandi, que no fim de sua vida, pôde responder à pergunta se perdoou todas as ofensas recebidas: “Nada tenho que perdoar a ninguém, porque nunca ninguém me ofendeu”. Forte isso, né? Será que existem outros assim como Ghandi? Sinceramente já me magoei, fui magoada por mais de uma pessoa, fui magoada mais de uma vez pela mesma pessoa. Saber perdoar é mais que um predicado, é uma benção divina. Li uma certa vez que perdoar representa “uma prova de fogo”, é um bom exemplo, quem é que não teme ao fogo? Pode ser que muitos não concordem, confesso que dizer "te perdoou" ou "me perdoa" não me resulta fácil.

Em minha vida, muitos momentos assim eu passei, alguns superados, outros foram guardados no esquecimentos e mesmo que os recorde não me fazem sofrer. Mas, como todas as coisas deste mundo, sempre há aquele inesquecível e que às vezes me parecia irreparável, me fazia sofrer, pensar mal, desejo de vingança. Neste caso, não sei exatamente se o que me fez sofrer foi o fato de perdoar ou de ser perdoada, o fato é que necessitava do "momento do perdão". Por muitos anos não tentei, não aproximei, nem sequer pensei na possibilidade, mas sempre tive a certeza que estaria melhor se tivesse a oportunidade de aceitar e pedir o perdão (Esse é um daqueles textos que a gente escreve para alguém e não manda, entende?).

Como já disse, isso nunca foi fácil pra mim, mas a vida dá voltas, e em cada volta aprendemos, amadurecemos e aceitamos. Cada volta nos faz acercar mais a Deus e do seu amor. E com isso, aprendemos a perdoar, não é difícil adquirir o dom do perdão. Posso dizer que tive o momento, não foi exatamente como acontece com a maioria dos "momentos do perdão", por questões geografica, mas foi um momento que nem só eu necessitava como ambas partes necessitavam para sentirem livres.

Perdão é o bálsamo que cura nossas dores, raivas, amarguras e decepções e, além disso, alimenta nossas esperanças de possíveis melhores dias num futuro remoto ou breve. Carecemos desse estado de espírito para bravamente encarar nossas desafiadoras manhãs.

Obrigada por me perdoar! Obrigada por me pedir perdão!

[ ]s
Eliana Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário