"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido."


sexta-feira, 16 de abril de 2010

"Ir à sessão de quimioterapia é como tomar um suco de limão", diz Hebe Camargo

Há dias estou pensando em escrever sobre a declaração da Hebe Camargo, mas o único que consigo é palavras ou frases inteiras carregadas de revolta. Resumindo: "É uma falta de respeito"! Arrogância, insolência, falta de conhecimento. Sobretudo falta de empatia. Não me importo se o tratamento que ela foi submetido causou menos transtorno, o que me importa que enquanto está na TV falando e repetindo que fazer quimioterapia é como tomar uma limonada, há milhões de pacientes, inclusive crianças padecendo dos efeitos do tratamento. Só para ter uma idéia, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, Brasil terá 489.270 novos casos de câncer em 2010: quase 500 mil. Dá pra imaginar? Isso sem contar os casos de 2009 que permanecem em tratamento.

Que fique claro, não sou contra o tratamento. Passei duas vezes por isso, sei exatamente que é necessário. Como já escrevi em outro post e que também foi públicado na revista Elas & Lucros "Quando se trata de tratamento para o câncer nada é simples. Os efeitos variam de pacientes a pacientes. Não há quimioterapia menos agressiva. Não há radioterapia que não tenha efeitos colaterais. As consequências sempre existirão. É o veneno que cura e como qualquer outro veneno, tem seu potencial para o bem e para o mal." Vai sempre existir um antes e um depois do câncer.

Há poucos meses aqui na Espanhã uma participante do Gran Hermano (BBB espanhol) que tinha tudo para levar o prêmio, declarou que gostaria que um dos concorrentes morresse de câncer devido ao uso de tabaco, foi eliminada sem piedade pelos telespectadores. É ou não é uma pessoa sem noção?


Nós pacientes, quando estamos mal, sempre buscamos qualquer coisa para distrair, para que desvie a nossa atenção da dor, ligamos a televisão e o último que queremos é deparar com situações como estas. Sabemos na prática o que é passar por isso, sentimos na pele o que segundo Hebe é tomar uma limonada. E por infelicidade muitos sabem como é estar no corredor da morte sem ter cometido nenhum crime.

Meu desejo é nunca mais ver isto. Quero que todos aqueles que padecem desta enfermidade sejam polpados destes comentários e que recebam o tratamento necessário como tem por direito, mesmo que os efeitos sejam tão amargos. Acredito nos médicos, nos cientistas, creio que em um futuro não muito distante irão descobrir medicamentos com menos efeitos colaterais. Mas enquanto isso não chega, não vamos desanimar da nossa luta, porque sobrevivi e estou curada e sei que você também pode.

[ ]s
Eliana Guedes

2 comentários:

  1. olá minha amiga.....pois é.......a dona Hebe.......então qdo eu morava no Brasil..e qdo calhava ver seu programa......em um deles....ela ostentava um enorme anel de diamante e dizia.....EU SOU POVO..........povo???povo usa um anel destes????enfim.....sem mais comentarios...
    amiga to aqui com uma ideia na cabeça......martelando ...martelando.......depois te conto......beijossssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Idéia??? adoro idéias... se quiser entrar em contato comigo meu e-mail è elianaguedes@gmail.com

    ResponderExcluir