"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido."


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fim do primeiro ciclo


Ontem terminei o primeiro ciclo da quimioterapia tomando Prednison.

Hoje voltei ao médico, fiz análise e passei na consulta. Graças a Deus tudo está controlado. A resistência baixou um pouco, mas já era esperado por causa dos efeitos do tratamento. O melhor é que as plaquetas aumentaram para 229 mil. Outra notícia é que a medula óssea está livre de qualquer contaminação.

Espero ter uma semana tranquila, já que semana que vem vai começar pelo catéter, por mais simples que dizem ser, me assusta.

A diferença da via intravenosa para o catéter vascular é a durabilidade e não destroe nem afeta com facilidade. O catéter tem uma porção que estimula o crescimento do tecido para sustentar e manter sem se locomover. A inserção é feito pelo radiólogo que realiza uma fluroscopía (raio X) para direcionar e posicionar o catéter dentro do corpo e com um ultrasonido para guiar a posição exata. E logo após a inserção realiza-se uma radiografia para certificar o procedimento.

Segundo informações o procedimento é feito com anestésico local e pode-se sentir um breve ardor antes do efeito. No momento da inserção sente-se uma pressão e dor e a mesma sensação se sente quando fazem o tal do "túnel". A cicatrização acontece de 7 a 10 dias e deve inserir heparina diariamente para prevenir a formação de coagulos e a destruição do catéter (este procedimento é feito em casa).

Continuo tomando as medicações auxiliares: Omeprazol (para o estômago), Zyloric (para eliminar o ácido úrico) e Septrin (antibiótico).

Durante o primeiro ciclo me senti incomodada, dores no corpo, na cabeça, nas pernas, no rosto (ás vezes não conseguia abrir a boca), mal estar, naúseas (sem vômito), diarréia, perda de apetite e insônia. Um sofrimento suportável e superado!

Há dois dias meus cabelos e pêlos estão caindo, creio que em um par de dias não os terei mais. Entendo perfeitamente que cabelos crescem. Ruim ou bom vão crescer, o difícil está sendo convencer o meu psicológico, o meu lado mulher.

[ ]s
Eliana Guedes

3 comentários:

  1. Linda, vc pode!
    Eu tenho CERTEZA disso!
    Bjs e fica com Deus, estou torcendo mto por vc

    ResponderExcluir
  2. Mulher guerreira...
    Ninguém disse que seria fácil, não é?
    Sua experiência própria também não.
    Então, é seguir em frente.
    Vai dar tudo certo.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Fer e Lulu obrigada:-)
    Esta foi a primeira fase e graças a Deus com todos os pontos negativos consegui passar.
    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir