"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido."


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Segundo Ciclo da Quimioterapia

Foto 12/08 - Momento da quimioterapia


Esta foi um semana de fases. Começou com o catéter que sinceramente me assustou. Me deixou desorientada, sem rumo, me senti feia, impotente. Na quarta-feira começei o segundo ciclo, o bom foi que minha mãe me acompanhou e não fui só. As plaquetas e os glóbulos vermelhos baixaram um pouco, mas tudo dentro do esperado.

A medicação segue a mesma do primeiro ciclo:

- Etoposido: 155 mgrs V/intravenosa
Nos dias 12, 13 e 14 de agosto

- Adriamicina: 40 mgrs V/intravenosa
No dia 12 de agosto

- Vincrisul: 2 mgrs V/intravenosa
No dia 12 de agosto

- Genoxal: 1000 mgrs V/intravenosa
No dia 12 de agosto

- Bleomicina: 20 mgrs V/intravenosa
No dia 12 e 19 de agosto

- Procarbacina: 150 mgrs V/oral
De 12 a 18 de agosto

- Prednisona: 60 mgrs V/oral
De 12 a 25 de agosto

Na próxima quarta-feira é a última parte da quimio intravenosa deste ciclo e dou a continuidade na medicação oral até 25 de agosto. Além dos medicamentos da quimioterapia continuo tomando: Omeprazol (para o estômago), Zyloric (para eliminar o ácido úrico) e Septrin (antibiótico para manter as plaquetas). O próximo ciclo irá começar em 02 de setembro.


Graças a Deus não estou tendo tantas naúseas, recuperei meu peso normal (53 quilos). Quinta e sexta-feira passei muito bem, no sábado e domingo tive uma recaída, cansaço físico, mal-estar, dores. Hoje, pelo menos por enquanto estou me sentindo bem. Já fui ao médico pedir a receita dos medicamentos e uma ambulância para me levar na próxima quimio. Estou me alimentando muito bem, 4 refeições ao dia, o cardápio não muda muito, não tenho ganas de variar. Normalmente as refeicões são:

Café da manhã: leite com chocolate e três madalenas;

Almoço: Primeiro prato: Gaspacho (comida espanhola de verão)
Segundo prato: Arroz sempre acompanhado de um verdura e ovos mexidos;
Sobremesa: Frutas de época (melância, melão, paraguaya, ameixa, maça e figo) ou sorvete (creme ou chocolate).


Merenda: Frutas ou sorvete.

Jantar: Primeiro prato: Gaspacho (comida espanhola de verão) ;
Segundo prato: Arroz com verduras e frango.

Fora isto, continuo com o vício de tomar coca-cola, sempre bem geladinha e se possível com limão e gelo. Tomo muito chá gelado e tento tomar água (rsrs). Os médicos não me proibiram de comer nada, a única coisa que tenho que evitar é tomar sol, exercícios físicos e sempre estar de repouso.

Esta semana também estou vendo a renovação do meu visto, desta vez não será como estudante, será por razões humanitárias por causa do tratamento, já estou com toda a documentação, o único que me falta é o atestado de antecedentes criminal que está para chegar do Brasil. Fora isso estou recebendo muito apoio e ajuda dos servíços sociais de Madrid, sinceramente fazem coisas que em outro mundo seria o absurdo. Falando em absurdo preciso relatar uma coisa, aqui não se vê um pessoa com menos de 60 anos doente, eu sou uma raridade, motivo de especulação, sou tratada como uma menina. No hospital, no posto de saúde ou em qualquer outro lugar sou sempre chamada de Nena, niña ou chiquitita.

Quero agradecer mais uma vez as orações de todos os meus amigos e familiares. Já disse, mas vou dizer novamente, SOU DEPENDENTE CONVICTA! Dependo de alguém para ser o que sou, não nasci para ser só, preciso da minha familia, dos velhos e novos amigos, preciso de um amor... E sinto que com as vibrações positivas de todos estou renovando minhas forças e mantendo viva a minha esperança. Recebi palavras esta semana que realmente me fizeram emocionar, que me fazem recordar o como é bom ajudar alguém e como é gratificante ser ajudada. Uma palavra, um gesto, uma oração, seja longe ou perto, a mim tem feito muito bem. Quero ter a oportunidade de um dia poder retribuir todos os gestos de carinho, serei eternamente grata e creio que o processo do tratamento e a cura será uma vitória de todos nós.

[ ]
Eliana Guedes
http://twitter.com/elianaguedes

2 comentários:

  1. Conheci seu blog a pouco e gostaria de dizer que serei sua mais nova leitora.

    Meu namorado também tem LNH...
    Força sempre...acompanharei sempre sua história a partir de agora, sou mais uma que entrará pra enviar boas vibrações e energia positiva.


    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Bruna. De muita força ao seu namorado... é um momento delicado, difícil e com a ajuda das pessoas que amamos somos mais fortes e conseguimos manter as esperanças. Obrigada por visitar meu blog. Bjs e vou torcer muito por vcs. Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir