"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido."


sábado, 10 de outubro de 2009

Uma pausa. Um respiro. Um alivio!!!


Não vou mais fazer quimioterapia.

E, de momento está suspenso qualquer tipo de tratamento.
Bom? Ótimo... preciso recompor. Produzir plaquetas, aumentar resistência, ter forças, sair da cama e voltar a vida normal ou pelo menos quase normal.

A decisão de não fazer mais quimioterapia se deve a situação fisíca que cheguei, os médicos concluíram que continuar não levaria a bons resultados, poderia ocasionar outros problemas e reações adversas . A quimioterapia além de eliminar as células cancerosas, também atinge as normais, provocando assim grande parte dos efeitos indesejáveis ao organismo. Ela tem efeitos citotóxicos, ou seja, inflige sérios prejuízos celulares e por isto que tem tantos efeitos colaterais, efeitos que podem ser muito sério e até fatal.

Até o final do mês repouso, tranquilidade e muita paz. No dia 26 faço os exames PET-TAC que vai determinar exatamente os resultados dos quatros ciclos da quimioterapia, os médicos já falam em sessões de radioterapia, processo novo e desconhecido pra mim (dá medo). Paciência! Só em novembro teremos o informe.

Por decisão médica e com meu consentimento vamos tirar as células boas da medula para congelar, para eventual diagnóstico. Espetacular, né? Onde que no Brasil iriamos fazer isso? álias, se tivesse feito antes não teria passado por tanto sofrimento com o tratamento e o resultado seria 100% positivo. Este processo começa no dia 02 de novembro, dizem que é simples (depois eu conto), que pode se repetir por 2 a 4 dias. Até lá, tenho que continuar com o catetér. É por uma boa causa, a mais nobre de todas, porque pode salvar vidas, incluso a minha (DOEM SANGUE, DOEM MEDULA). O ponto ruim do catetér é que tenho que continuar com cuidado, colocar heparina todos os dias, fazer limpeza, dormir com protetor, não dormir de bruço, não pegar peso, não fazer exercicios e cuidado ao levantar o braço e nem pensar usar blusinha decotadas para evitar perguntas do tipo "o que é isto?".

Me arrepio quando penso em tudo que aconteceu na minha vida de junho de 2008 pra cá. Depois de uma década trabalhando no mesmo lugar, despedidas, mudança de país, escolhas, distâncias, viagens, faculdade, recaída do câncer. "Qué fuerte!" Uma coisa tenho certeza, não poderia estar em melhor lugar para passar este momento difícil, isto tenho certeza! digo isso pelo tratamento, porque tudo isto também tem um lado amargo. Aqui tenho somente a minha mãe, meu apoio, meu alicerce, minha coluna. Porém nós duas não temos ninguém além de Deus e isto fez falta, faz falta, muita falta! Graças a Deus que apesar da distância eu sei que recebo muitas forças positivas, abraços virtuais, carinhos cibernéticos. Dá pra viver sem internet? Eu diria que no meu caso é impossível!

Vou iniciar uma campanha em meu blog incentivando as pessoas a conhecer o seu corpo. Por quê da campanha? Bom, foi através do tato que descobri um gânglio no lado esquerdo do meu pescoço em 2001, além disto, tinha constantemente sudorese noturna e muitas dores na pernas com aparição de hematomas. Claro que não dá para determinar um diagnóstico, mas é o suficiente para procurar um médico! Quanto mais cedo diagnosticar uma doença ou anomalia mais chances tem de um tratamento positivo. Conhecer o próprio corpo é de extrema importância para a manutenção de nossa saúde. Use os cinco sentidos a seu favor!


[ ]s
Eliana Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário