Em 23 de abril de 1616 foi enterrado Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Também em um 23 de abril nasceram ou morreram outros escritores eminentes como Maurice Druon, Vladmir Nabokov, Josep Pla e Manoel Mejia Vallejo. Por este motivo, a data é tão simbólica para a literatura universal e foi escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para render homenagens mundial ao livro e seus autores.
Este dia é comemorado no mundo inteiro e a UNESCO pretende incentivar a leitura, a indústria editorial e a proteção da propriedade intelectual por meio dos direitos do autor.
Em média quantos livros você lê por ano?
O brasileiro tem aumentado seu índice de leitura, o ano passado segundo a UNESCO teria em média 1,8 livro por ano, este ano segundo a mesma pesquisa a média tem aumentado para 2,4. Embora seja um resultado importante ainda é muito pouco perto dos 10 nos Estados Unidos ou 15 em países como a Suécia ou a Dinamarca.
Curioso é que o Brasil é responsável por 50% da produção de livros de todo o continente latino-americano. Aonde estão esses livros? Segundo a Agência do Senado 89% dos municípios brasileiros não têm livrarias, simplismente LAS-TI-MÁ-VEL.
Vamos mudar isso?
Livros que li e recomendo para minhas amigas:
- Melância
Marian Keyes - Comer, Rezar e Amar
Elizabeth Gilbert - Olhares Femininos, Mulheres Brasileiras
Org. Marta Porto - Aposentada ficava a sua avó
Por Mara Luquet e Andrea Assef
Se tiver algum para indicar não deixe de publicar em comentários!
[ ]s
Eliana Guedes
Nenhum comentário:
Postar um comentário