"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido."


quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Internacional do livro e dos direitos autorais

Curiosidades sobre o dia do livro:

Em 23 de abril de 1616 foi enterrado
Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. Também em um 23 de abril nasceram ou morreram outros escritores eminentes como Maurice Druon, Vladmir Nabokov, Josep Pla e Manoel Mejia Vallejo. Por este motivo, a data é tão simbólica para a literatura universal e foi escolhida pela Conferência Geral da UNESCO para render homenagens mundial ao livro e seus autores.

Este dia é comemorado no mundo inteiro e a UNESCO pretende incentivar a leitura, a indústria editorial e a proteção da propriedade intelectual por meio dos direitos do autor.

Em média quantos livros você lê por ano?

O brasileiro tem aumentado seu índice de leitura, o ano passado segundo a UNESCO teria em média 1,8 livro por ano, este ano segundo a mesma pesquisa a média tem aumentado para 2,4. Embora seja um resultado importante ainda é muito pouco perto dos 10 nos Estados Unidos ou 15 em países como a Suécia ou a Dinamarca.

Curioso é que o Brasil é responsável por 50% da produção de livros de todo o continente latino-americano. Aonde estão esses livros? Segundo a Agência do Senado 89% dos municípios brasileiros não têm livrarias, simplismente LAS-TI-MÁ-VEL.

Vamos mudar isso?

Livros que li e recomendo para minhas amigas:
  • Melância
    Marian Keyes
  • Comer, Rezar e Amar
    Elizabeth Gilbert
  • Olhares Femininos, Mulheres Brasileiras
    Org. Marta Porto
  • Aposentada ficava a sua avó
    Por Mara Luquet e Andrea Assef

Se tiver algum para indicar não deixe de publicar em comentários!


[ ]s
Eliana Guedes


Nenhum comentário:

Postar um comentário