"Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido."


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Você é uma workaholic?

O termo em inglês workaholic quer dizer quando uma pessoa gosta, ama e se dedica inteiramente ao trabalho. E que muitas vezes é usado como uma certa conotaçao negativa, para definir uma pessoa com uma forte motivação a sua carreira ou profissão de forma demasiada.

Psicologicamente, este termo se usa para referir aquelas pessoas que ocupam todo seu tempo ao trabalho e problemas relacionados a eles e deixam de lado sua vida pessoal, saúde, vida social, familiar ou seu tempo livre de lazer. Este termo surgiu nos Estados Unidos na década 70, da união de work (trabalho) e alcoholism (alcolismo) para vincular os riscos característicos do comportamento de um alcoólatra no ambiente de trabalho.

Já tive o desprazer de viver momento assim, por minha própria negligência e por falta de compreenção de outras pessoas, e confesso que só tive prejuizo desde a minha saúde até no desempenho do meu trabalho. Muitas das vezes foge do nosso controle o que é ou não saudável no trabalho, e quando o limite da vida profissional invade a vida pessoal é hora de rever os conceitos e reformular o que é melhor para nós, para nosso corpo, mente e espirito!

Meu conselho é: "Não se deixe levar pela falsa idéia de que ter sucesso na vida profissional a custo de tudo é o mais importante" - digo e repito: o mais importante que posso ter é a minha saúde... minha família... minha casa!

[ ]s
Eliana Guedes

Um comentário: